MINHA 1ª ENTREVISTA COMO DIRECTOR DE BATERIA DA GRES NOVO IMPÉRIO
ENTREVISTA:
Devido a grande adesão e consequente número de perguntas irei publicar esta entrevista em 2 partes.
Obrigado pela vossa colaboração
-COMO DIRECTOR ( MESTRE DE BATERIA ) COM QUEM MAIS TE INDENTIFICAS TANTO EM PORTUGAL COMO NO BRASIL ? ANTONIO GUERREIRO
Ainda sou relativamente novo no samba, comecei apenas no Verão de 2004, e como Director de bateria ainda mais novo sou pois nem um ano ainda tenho, mas posso afirmar que no Brasil identifico me com Mestre Paulinho da ex Mestre de bateria da Beija-flor, não pelo que sei de samba mas pela maneira de ser e de lidar com os seus ritmistas.
Em Portugal gosto muito do Nuno Bastos, da Vai quem quer, para quem mando desde já um grande abraço.
-DENTRO DO PANORAMA NACIONAL DE ESCOLAS DE SAMBA, E POR AQUILO QUE TE FOI DADO A VER A ONDE A GRES NOVO IMPÉRIO ESTEVE PRESENTE, QUE BALANCO FAZES TANTO NO COLECTIVO COMO NA TUA BATERIA E QUE NOTA LHE DARIAS DE 1 A 5. QUE OBJECTIVOS TE PROPÔES A ATINGIR DENTRO DA MESMA ESCALA DE NOTAS PARA O PROXIMO CARNAVAL E SE TENS MEIOS PARA OS MESMOS. ABRACO - PRESIDENTE DA GRES NOVO IMPERIO JOSÉ CARLOS
Pelo tempo que tanto a bateria como a Escola têm, a nota seria 2, pois 5 seria a perfeição.
Mas uma vez que existem elementos fulcrais tanto na bateria como em tudo o funcionamento em si, ajudando e tentando colmatar as varias fragilidades que ainda temos a nota será 3, pois penso que estamos no nível médio.O meu principal objectivo é ter uma bateria mais equilibrada, não só com as caixas, surdos, tamborins, e repiques, mas também com todos os outros instrumentos (chocalhos, agôgôs, cuicas) na proporção correcta, tentando assim obter o som mais equilibrado possivel e tão característico e único que é o samba.
Gostaria igualmente de realizar paradinhas com maior grau de dificuldade, por isso preparem se, temos muito trabalho pela frente
-GRES NOVO IMPERIO: QUANTOS RITMISTAS GOSTARIAS DE LEVAR PARA O CARNAVAL DE 2010?
Para mim quantidade não e sinonimo de qualidade.
Desde que a bateria seja equilibrada tudo fica bom, como tal no máximo para este ano não mais de 50.
-COMO TENS VISTO A EVOLUÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA EM PORTUGAL? PAULO PINTO
A crescer muito a cada ano que passa, embora hoje em dia devido a aderencia e a mudança de mentalidades, as coisas estajam um pouco mais fáceis e ainda bem.
-MOMENTOS MAIS FELIZES DO SAMBA QUE TIVESTE ATÉ HOJE? ASS: RICARDO S.
Felizmente tive muitos.
O meu primeiro desfile a tocar corte (2005) nos Unidos do Mato Grosso,
Quando participei no 1º troféu nacional de escolas de samba pelos Unidos do Mato grosso,
Quando desfilei e fui campeão no 2º troféu nacional de escolas de samba pela Vai quem quer.
Mas sem qualquer duvida que o melhor foi quando tive a oportunidade de estar a frente de uma bateria cheia de gente espectacular , como a Bateria da Novo império, coisa que nunca pensei vir a ser capaz de fazer.
-E OS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS? ASS: RICARDO S.
Deixar o Grupo de Pagode Bagunço no Boteco da maneira que foi, e deixar os Unidos do Mato Grosso onde criei raizes, não que esteja arrependido, muito pelo contrário, mas pela maneira e razões que me levaram a tomar essa decisão.
-GRES NOVO IMPERIO: NA TUA OPINIÃO, O QUE É PRECISO PARA SE ESTAR CAPACITADO PARA SER UM DIRECTOR DE BATERIA?
Conhecer todos os instrumentos e saber como se adaptam as variações das diferentes músicas, a partir dai ser capaz de construir esquemas para cada um de maneira a tornar o samba empolgante.
Saber ouvir e ver e assim aprender sempre mais, conseguir depois transmitir à bateria esse conhecimento e o que se pretende fazer.
GRES NOVO IMPERIO:BOAS TARDE!! GOSTAVA DE SABER SE POSSIVEL HAVER MAIX ENXAIOS POR SEMANA DEPOIS DESTAS ALTERACOES? ASS.DIOGO C
O nosso problema é o espaço, pois a nossa sede nao tem espaço para ensaios de bateria logo temos de tentar arranjar outros locais o que nem sempre é fácil, se se conseguir claro que havera mais ensaios.
Mas é muito bom ver que se preocupam com os ensaios e em ensaiar para assim melhorarmos cada vez mais.
-QUEM TE ENSINOU A TOCAR SAMBA? ASS: AMARO
Aprendi e comecei a tocar com o jota, Mestre dos Unidos do Mato Grosso.
Orgulho me disso pois independentemente de tudo acho que ele tem valor no trabalho que desenvolve.
-QUAL É A TUA OPINIÃO ÁQUELE BLOG ONDE EU ENTRO E FAÇO PARTE DE QUEM METE AS NOTICIAS? FICASTE CHATEADO POR APARECERES LÁ? É QUE SE FICASTE... VAIS APARECER MAIS VEZES!!! ASS.BEUBEU
Confesso que no inicio fiquei um pouco chocado pois nunca levei umas palmaditas de um homem ahahahah, mas depois até achei piada, pois acho que é uma brincadeira sem maldade, e até me apercebi que afinal tenho um certo jeito para dançar ahahahah.
-OLA MESTRE. COMO ME DERAM ESTA OPORTUNIDADE, GOSTARIA DE DEIXAR AQUI DUAS PERGUNTAS. COMEÇANDO TU A SERES UMA PESSOA CONHECIDA NO MEIO SAMBISTICO NACIONAL, COMO LIDAS COM A CRITICA, SABENDO QUE QUEM É FIGURA PRINCIPAL DE ALGUMA COISA, COMO É O TEU CASO, ELA NEM SEMPRE É FAVORÁVEL, SENDO EM ALGUMAS ALTURAS DA VIDA MAIS NO SENTIDO DE \"DEITAR ABAIXO\", DO QUE CONSTRUTIVA? QUANDO COMEÇARAM OS ENSAIOS DA BATERIA DO NOVO IMPÉRIO, EM ALGUMA OCASIÃO PENSASTE QUE ELA NÃO SERIA CAPAZ DE SAIR NO CARNAVAL, NOS MOLDES QUE TU IDEALIZASTE? OU SEJA, MINIMAMENTE A TOCAR BEM E CERTINHO? AGORA QUE ESSA FASE JÁ PASSOU, QUAL É O OBJECTIVO QUE TU ENTENDES QUE A BATERIA, PODE ALCANÇAR? CUMPRIMENTOS JULIO GUERRA
Em primeiro lugar acho que ninguém gosta de ser criticado, mas desde que a critica seja construtiva e não pejorativa sei aceitar e mudar, mas ainda não sou assim tão conhecido a nível nacional.
Em 2º lugar, nos primeiros ensaios, como também já referi, pensei que não fosse correr bem, pois estava habituado a uma escola onde não era eu que geria, que tinha a responsabilidade de construir algo, era uma escola já com raízes e não uma escola a começar completamente do zero como a Novo Império.
Em 3º lugar, penso que tudo o que vier para além do que já conseguimos é muito bom.
O mais difícil já foi feito. Agora é arriscar de ano para ano para que a critica seja construtiva e não de "deitar a baixo".
- Que gostarias de ver acontecer com o samba e as escolas de samba em Portugal? Ass. Tiago Furet
A criação de uma liga de Escolas de Samba Nacional, e com isso mais apoios, incentivos e uma maior evolução de todos.
-QUANDO COMEÇAS TE A ENSAIAR A BATERIA PENSASTE QUE EM TÃO POUCO TEMPO CONSEGUIRIAS ATINGIR O NÍVEL ALCANÇADO PELA MESMA? ASS. JOÃO ABREU
NÃO, MUITO SINCERAMENTE NÃO.
NOS PRIMEIROS ENSAIOS TIVE MEDO POIS A MAIOR PARTE DAS PESSOAS NÃO SABIA SEQUER O QUE ERA UMA CAIXA OU UM SURDO, FEZ ME LEMBRAR QUANDO EU COMECEI E TAMBÊM NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO ….
MAS EU TINHA TEMPO PARA APRENDER E AQUI TEMPO ERA COISA QUE NÃO HAVIA POIS TINHA DE TER A BATERIA MINIMAMENTE PRONTA PARA O CARNAVAL NO FIM DE FEVEREIRO E COMEÇAMOS NO PRINCIPIO DE JANEIRO, A ANSIEDADE PREDOMINAVA.
POREM NO DIA DA APRESENTACAO DO SAMBA ENRED DEI ME CONTA DE QUE GRAÇAS AO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS, DO QUE FUI CAPAZ DE FAZER E SENTI ME MUITO ORGULHOSO DE TODOS OS ELEMENTOS E DE MIM PRÓPRIO.
-GOSTARIA DE SABER COMO O AMARO DESCREVE A SUA PASSAGEM PELO MUNDO DO SAMBA. DESDE QUE ENTROU, COMO COMEÇOU E ATE AOS DIAS DE HOJE. GOSTARIA DE SABER COMO DESCREVE AS DIFERENTES ETAPAS DA VIDA DELE NO SAMBA. ASS. HELENA GOUVEIA
BEM, APESAR DE TER DESCOBERTO O MUNDODO SAMBA NÃO HÁ MUITO TEMPO E DE SER AINDA UM BEBE NESTAS COISAS POSSO AFIRMAR SEM QUALQUER DUVIDA QUE O SAMBA É PARTE INTEGRANTE DA MINHA VIDA, FEZ E DESCOBRIR NOVAS SENSAÇÕES QUE NUNCA TINHA EXPERIMENTADO E SEM AS QUAIS HOJE NÃO CONSEGUIRIA PASSAR.
ENTREI EM 2004, NOS UNIDOS DO MATO GROSSO, E ONDE PERMANECI ATE 2007.
COMECEI POR TOCAR CAIXA E DEPOIS PASSEI PARA O CORTE, IDENTIFICANDO ME MAIS COM ESTE INSTRUMENTO EM QUE A VARIAÇÃO ENTRE A MARCAÇÃO E CONTRA ME FAZIA E FAZ VIBRAR, E LOGO NO PRIMEIRO CARNAVAL QUE DESFILEI, O ENREDO DA ESCOLA ERA O TIBETE E AS FANTASIAS DA BATERIA REPRESENTAVAM OS MONGES PELO QUE TIVEMOS DE RAPAR O CABELO, FOI DIFERENTE E MARCANTE ESTA EXPERIÊNCIA.
EM 2007 SAI DOS UNIDOS E ACEITEI O CONVITE PARA DIRIGIR A BATERIA DE UMA NOVA ESCOLA, A NOVO IMPÉRIO.
FOI E CONTINUA A SER UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA, E ONDE À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA TENTO TODOS OS DIAS TRABALHAR MAIS E MELHOR PARA TENTAR SUPERAR AS EXPECTATIVAS
-ACHA QUE O PÚBLICO EM PORTUGAL JÁ ACEITA AS ESCOLAS DE SAMBA COMO COMO FORMA DE CULTURA MUSICAL E DE DANÇA, OU AINDA SENTE QUE AINDA HÁ UM LONGO CAMNHO A PERCORRER? ASS. DIANA GOMES - QUIAIOS
EM GERAL PENSO QUE JÁ SE VIVE MUITO O SAMBA, ESPECIALMENTE NAS ZONAS DO PAIS ONDE ESTAS EXISTEM HÁ MAIS TEMPO.
NA FIGUEIRA DA FOZ EM ESPECIAL PENSO QUE FINALMENTE AS PESSOAS E AS ENTIDADES OFICIAIS COMEÇAM A APERCEBER SE DA FORÇA DAS ESCOLAS DE SAMBA, E DO QUE ELAS JÁ REPRESENTAM PARA A COMUNIDADE, NÃO SO NO CARNAVAL COMO SE PENSAVA MAS AO LONGO DE TODO ANO.
OS GRUPOS DE PAGODE QUE VÃO SURGINDO SÃO TAMBÉM ELES UMA FORMA E GRANDE AJUDA NA DIVULGAÇÃO DISSO MESMO.
O GRANDE TABU TALVEZ ESTEJA AINDA EM ALGUMAS FANTASIAS MAIS REDUZIDAS (RISOS), POIS AINDA SOMOS UM POUCO CONSERVADORES, MAS COM TEMPO E SERIEDADE TUDO ISSO SERÁ ULTRAPASSADO.
- COMO FOI POSSIVEL COLOCAR NA AVENIDA UMA BATERIA COM APENAS 2 MESES DE TRABALHO, VISTO QUE A MAIOR PARTE NUNCA TINHA TOCADO SAMBA?
ACIMA DE TUDO FOI GRAÇAS A DEDICAÇÃO E FORÇA DE VONTADE DE TODOS OS ELEMENTOS DA BATERIA.
- O QUE ACHAS DESTA TUA BATERIA E O QUE ESPERAS ALCANÇAR CONNOSCO? ASS. KAJO
ADORO VOS, E PENSO QUE ESTE PRIMEIRO ANO FORAM TODOS NOTA 100.
MUITO OBRIGADO PELA DEDICAÇÃO.
TEMOS AINDA MUITO PARA ALCANÇAR.
VAMOS TRABALHAR COM O AFINCO E DEDICAÇÃO DE SEMPRE E DAR SEMPRE O NOSSO MELHOR, O RESTO VIRÁ PO ACRESCIMO.
-QUE ACHA DA IDEIA DA NOVO IMPÉRIO A ADOPTAR NOS ESPECTACULOS EM BARES E DISCOTECAS MUSICAS QUE NORMALMENTE SE OUVE NESSES LOCAIS MAS COM A BATIDA DO SAMBA? ASS. TELMO BAPTISTA
É UMA OPTIMA IDEIA, MAS NESTE MOMENTO TEMOS OUTROS OBJECTIVOS.
VAMOS PRIMEIRO EQUILIBRAR A BATERIA, MELHORAR EM TERMOS TECNICOS, PARA ASSIM ESTARMOS MAIS SEGUROS E PARTIRMOS PARA OUTROS VOOS
SAUDAÇÕES SAMBISTAS A TODOS!!
0 Response to "MINHA 1ª ENTREVISTA COMO DIRECTOR DE BATERIA DA GRES NOVO IMPÉRIO"